Pular para o conteúdo principal

1º Dia na UBS Dr. Américo de Melo Castelo Branco – Santa Isabel

Dia 28/08/2019 


No primeiro dia de UBS conhecemos nossas preceptoras: Nilsa e Karla (sei que tive uma sorte muito grande, pois além do local ser ótimo, as preceptoras fazem com que tenhamos ainda mais amor a profissão que estamos nos graduando, pois percebemos a real dedicação com os pacientes e até mesmo conosco, acadêmicos de medicina😍😍) e é claro, nossa UBS que fica na Rua Aristides Almeida, 625-709 - Santa Isabel, Teresina - PI, 64053-300. Nilsa nos apresentou toda a unidade e falou como seria essa prática semanal, de início já fui contagiado e pude ter ainda mais certeza de que estou no curso certo, que sempre almejei. A unidade é completa no que diz respeito a atenção básica, pois conta com sala de vacina, sala de aerosol, consultórios médico,  odontológico e de enfermagem, banheiros para funcionários e para o público em geral, sala de reunião, same, farmácia, sala de coordenação, sala de coleta, sala de curativo, sala de espera.

UBS - Dr. Américo de Melo Castelo Branco
Após conhecer toda a unidade, fui direcionado para sala de Vacina sendo acompanhado por uma profissional, chamada Francisca, muito atenciosa e que me forneceu várias informações úteis sobre a dinâmica de vacinação. Com o auxílio da profissional pude efetuar o cadastro dos pacientes para liberar a aplicação da vacina e assim atualizar a carteira de vacinações. Pude observar que existe uma caderneta a ser seguida (criança, adolescente, adulto e idoso), cada fase da vida tem suas vacinas e muitas vezes o reforço das mesmas. A via de administração mais comum das vacinas é a intramuscular, porém a vitamina A, que serve para proteger a saúde da visão, é administrada via oral.

                                                      
                                                          Francisca - Responsável pelas vacinas
Ainda na sala de vacinas, Francisca me mostrou que a geladeira tem uma temperatura a ser mantida e que por isso abria apenas duas vezes por dia, por isso todas as doses a serem administradas naquele dia eram retiradas no início da manhã e acondicionadas em uma caixa térmica com termômetro, caso sobrasse material, a geladeira era aberta pela segunda vez para que fosse novamente armazenado. Na falta de energia um setor responsável deve ser comunicado com no máximo duas horas e assim efetuarem a coleta para que o material não seja prejudicado. Todo material tem indicação, como validade e lote, e por isso na hora que fazemos o cadastro de cada pessoa colocamos o lote da vacina que ela está tomando. Depois de todo o aprendizado  ainda dei uma conferida com a Francisca para saber se meu cartão estava em dias. 😅

Minha experiência para o primeiro dia já estava muito boa e já estava no horário de retornar para casa. Porém não acabou, ainda fui para um último aprendizado naquela manhã. Depois de conhecer toda a unidade e a dinâmica de vacinação eu estava saindo da sala e fui convidado pela técnica em enfermagem Aída a observar como é feito um curativo na perna de um idoso. A prática foi ótima, e além de ela mostrar como o curativo era feito, ainda explicava cada passo e deu uma ótima aula.

Depois de todo esse aprendizado, retornei para casa com a sensação de dever comprido e contando os dias para próxima semana.
.
.


Espaço para publicidade:
Modelo de Receituário 

Está precisando de materiais gráficos para sua clínica? 

Na AF COMUNICAÇÃO VISUAL você encontra o que precisa!
Cartão de visita, Receituário, Pastas personalizadas, Canetas personalizadas e muito mais! 
😍😀  Entre em contato: (86)98129-6424 
Acesse o link e fale conosco: wa.me/558681296424


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

2º Dia na UBS Dr. Américo de Melo Castelo Branco – Santa Isabel

Dia 04/09/2019  No segundo dia de UBS a preceptora Nilsa me direcionou para o laboratório (sala de coleta) com o auxílio do técnico em enfermagem Jefferson, onde tive oportunidade de conhecer o sistema, cadastrando as pessoas que iam fazer exame. Acontecia da seguinte forma, coletava os dados e a requisição, anexava tudo no sistema e imprimia as etiquetas para serem adesivadas nos frascos corretos. Ainda no mesmo dia pude efetuar a entrega de resultados, sempre sob orientação do técnico. nesse intervalo de tempo auxiliei Jefferson a segurar uma criança para que ele pudesse proceder com a coleta, e foi basicamente isso. Ficamos durante toda a manhã nessa atividade, que se torna repetitiva, porém, necessária. Ainda o técnico falou sobre a importância da identificação de cada tubo e explicou o porquê de cada um ter uma cor; a imagem abaixo representa essas descrições. Ordem de coleta de tubos . . Espaço para publicidade: Modelo de Receituário  Está precisando de mate